NR-35 Instrutor de Trabalho em Altura Academia arco de fogo

NR-35

Curso de Instrutor de Segurança de Trabalho em Altura

 

Descrição:

O curso de NR-35 para Instrutor de Segurança em trabalho em altura é destinado:

1. Aos profissionais de segurança do trabalho (Engenheiros e Técnicos de Segurança) que , detentores de proficiência, irão ministrar treinamentos de trabalho em altura e querem trocar experiências com outros profissionais em sala de aula, e

2. A todos os profissionais e bombeiros que, detentores de proficiência, irão ministrar cursos básicos de trabalho em altura para certificação de NR-35 conforme exigências do ministério do trabalho.

Objetivos:

O curso tem como objetivo instruir sobre as técnicas de trabalho e resgate em altura, a fim de formar profissionais capacitados a exercer serviços acima do nível do solo, sabendo reconhecer os riscos relacionados às atividades de trabalho em altura, identificando as exigências normativas referentes à segurança nos trabalhos em altura e estabelecendo os procedimentos necessários à realização dos trabalhados em altura.

Outro objetivo do curso é capacitar os profissionais para efetuarem resgate e socorro às vítimas em ambiente vertical com eficiência, segurança e responsabilidade.

O estudo dos principais pontos da norma em grupo com os demais alunos presentes no curso trará a troca de conhecimento necessária para que o futuro instrutor de trabalho em altura possa ensinar os trabalhadores, coordenar os trabalhos em altura e planejar situações de resgate.

Como parte do treinamento cada aluno, durante o curso, ministrará  aulas individuais, 15 a 20 minutos cada aula e assim exercitará seus conhecimentos tendo a possibilidade de ambientar-se a plataforma de ensino onde ele é o palestrante. As aulas serão avaliadas pelo instrutor.

Nosso curso diferencia-se dos demais pelo aprofundamento de todas as partes práticas, exigindo dos alunos o manuseio de cadeira suspensa, andaimes suspensos, deslocamentos em escadas com uso de talabarte, deslocamento em linhas de vida entre outros.

Próximos cursos NR-35 Instrutor de Trabalho em Altura

Pré-requisitos:

1. Ser Engenheiro ou Técnico de Segurança do Trabalho e/ou ser Bombeiro;
2. Preencher declaração de reserva de vaga declarando possuir proficiência no trabalho em altura;
3.Possuir boas condições de saúde, e
4. Não ter fobia de altura.

Procedimentos operacionais do curso

Os cursos ministrados pela Academia Arco de Fogo utilizam técnicas de aprendizagem motora e a aplicação dos conceitos e técnicas à realidade dos alunos de acordo com as características de cada um e dos serviços enfrentados no dia a dia de trabalho.

Aulas teóricas e práticas possibilitam que o aluno entre em contato com várias técnicas textualizadas, permitindo total esclarecimento de suas duvidas e maximizando a efetividade dos treinamentos.

Certificação

Os certificados de instrutor de segurança de trabalho em altura são emitidos de acordo com a NR-35 e obedecendo as normas do ministério do trabalho e emprego.

Certificação válida em todo o território nacional pois é também acompanhada de Anotação de Responsabilidade Técnica emitida junto CREA (Conselho de Engenharia e Arquitetura) por Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Ao término do curso, se aprovado, o aluno receberá:

  • 1. Certificado de Instrutor de Segurança de Trabalho em Altura
  • 2. Credencial de Instrutor de Segurança de Trabalho em Altura
  • 3. Termo de abertura e encerramento de curso acompanhado da competente ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do Engenheiro de Segurança responsável pelo curso; e
  • 4. Cópia da lista de presença para comprovação de curso presencial.

Grade curricular do curso:

  • 1. Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
  • 2.Estudo da Análise de Risco e condições impeditivas;
  • 3.Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle;
  • 4. Sistemas, equipamentos e procedimento de proteção coletiva
  • 5.Equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso;
  • 6.Acidentes típicos em trabalhos em altura;
  • 7.Condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros;
  • 8.NR 35 – Comentada;
  • 9.Interface entre as NRs relacionadas;
  • 10. NBRs e normas internacionais;
  • 11. Aprendizado de nós utilizados no trabalho e resgate em altura;
  • 12. Deslocamento em escadas;
  • 13. Deslocamento em estruturas;
  • 14.Aprendizado de nós utilizados no trabalho e resgate em altura;
  • 15.Técnicas de posicionamento para trabalho;
  • 16.Técnicas de ancoragem de corda;
  • 17.Técnicas de deslocamentos verticais por corda (ascensão e descensão);
  • 18. Técnica de resgate avançadas;
  • 19. Ancoragem (instalação e sistemas);
  • 20. Inspeção de Equipamentos; e
  • 21.Técnicas de ensino, plano de aula e ambientação a plataforma.

Outras informações:

1. O curso de Capacitação para Instrutor de Segurança de Trabalho em Altura é realizado na sede do Centro de Ensino e Proteção Contra Incêndio e Academia de Bombeiro Civil Arco de Fogo, sito a Rua Pedro Álvares Cabral, 460 – Jd Vila Galvão em Guarulhos/SP.

2. A Academia possui vários simuladores de trabalho em altura, inclusive torre de treinamento certificada com mais de 12 metros de altura que permite ao aluno treinar com a máxima confiança e segurança.

3. Um conjunto de 12 câmeras instaladas em todos os compartimentos permite aos alunos observar os exercícios que estão sendo realizados.

4. Possuímos cozinha e refeitório próprio e disponibilizamos ao aluno a alimentação necessária para cada dia de treinamento (coffe break e almoço), desta forma a empresa contratante e os alunos não precisarão se preocupar com alimentação.

5. Aos alunos de outros Estados ou Interior de São Paulo oferecemos alojamento.

6. As aulas de Instrutor de segurança de trabalho em altura serão ministradas de segunda a sexta feira das 09h00 ás 18h00 com uma hora de almoço.

7. Todos os instrutores são bombeiros militares e profissionais de segurança do trabalho com larga experiência no trabalho e resgate em altura nos termos que se preceitua na NR-35 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Próximos cursos NR-35 Instrutor de Trabalho em Altura


Contato

Escolha o curso e peça mais informações